
Atlas Renewable Energy aposta em sistema BESS para fortalecer matriz energética na América Latina
Projeto no Chile é um exemplo para o Brasil e marca nova era para a transição energética do continente
O BESS del Desierto é um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do Chile e da América Latina. Graças ao seu modo de armazenamento Stand Alone, o sistema funcionará de forma totalmente independente e autônoma, com capacidade instalada de 200 MW e armazenamento de 800 MWh. Esse volume equivale à energia necessária para abastecer 2.500 ônibus elétricos em um percurso de 500.000 km. A tecnologia permite armazenar a energia solar gerada durante o dia e redistribuí-la nos horários de pico de consumo, aumentando a estabilidade do sistema elétrico e reduzindo desperdícios de energia renovável.
BESS NO BRASIL
O tema de armazenamento por baterias ainda está em processo de regulação no Brasil. Este será um grande passo para a inovação e a sustentabilidade no setor energético do país.
“A experiência com a tecnologia no Chile será referência assim que o tema do BESS for regulamentado, tanto em usos já permitidos quanto em sistemas fora da rede. Há muitas discussões em torno do sistema de baterias no momento e é importante frisar que o sistema de armazenamento é uma alternativa mitigadora a médio prazo, pois contribui para maior estabilidade da rede, e ajuda a reduzir os efeitos das restrições de despacho", destaca Fábio Bortoluzo, Country Manager da Atlas Renewable Energy no Brasil.
A EVOLUÇÃO DO TEMA NO CONTINENTE
Com a conclusão do projeto, a Atlas Renewable Energy se consolida como líder no uso de armazenamento de energia em larga escala na América Latina, reafirmando sua autoridade no desenvolvimento de tecnologias que impulsionam a transição para uma matriz elétrica mais limpa e eficiente.
Um exemplo recente desse avanço é o acordo firmado com a Colbún S.A. para o desenvolvimento de um projeto de BESS, localizado em Maria Elena, também na região de Antofagasta. O projeto contará com baterias independentes e autônomas para armazenar o excedente de energia elétrica gerada, com capacidade instalada de 230 MW e armazenamento diário de 920 MWh — o equivalente a quatro horas de geração. Pelo contrato de 15 anos, a Atlas será responsável pela construção do BESS, enquanto a Colbún receberá aproximadamente 335 GWh por ano de energia proveniente do sistema.
SOBRE A ATLAS RENEWABLE ENERGY
A Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia renovável com um portfólio de projetos de 8,4 GW, dos quais 2,5 GW estão em fases avançadas de desenvolvimento, prontos para contratação, e 3,6 GW, em operação. Sua estratégia está focada em ajudar grandes empresas a fazer a transição energética para 100% de energia limpa. Para mais informações, visite: https://pt.atlasrenewableenergy.com/
Informações à imprensa
RPMA Comunicação
atlasrenewableenergy@rpmacomunicacao.com.br
Andrea Natali - 11 99232-0553
Marília Bonifácio - 11 98586-9994
Informações à imprensa
RPMA Comunicação
email us here

Distribution channels: Business & Economy, Companies, Energy Industry, Environment, World & Regional
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.
Submit your press release